Além de escolher uma boa fotógrafa para registrar esse momento único na sua vida é preciso também escolher as roupas que irá vestir no seu ensaio de gestante. Nós da Cris Dias Fotografia oferecemos – sem nenhum custo adicional – roupas exclusivas e selecionadas a dedo para a gestante ficar maravilhosa. Como preferimos e trabalhamos apenas com cores neutras e claras, algumas vezes a gestante decide comprar ou alugar roupas mais coloridas para utilizar em seu ensaio. Oferecemos, então, este guia para ajudar nossas clientes e todas as gestantes que estão no dilema do que vestir no seu book de gestante.

Tenha em mente que esse guia é apenas uma sugestão. O mais importante é se sentir confortável e se identificar com as roupas que utilizar no seu ensaio.

Saiba mais sobre o Ensaio de Gestante da Cris Dias Fotografia clicando AQUI.

Cris Dias Fotografia – Fotógrafa de Gestante e de Recém-Nascido.

Vestidos longos  (Maxi vestidos)

Uma peça que faz a diferença no seu ensaio é o vestido longo, mais especificamente o maxi vestido. O maxi vestido é um vestido longo informal, que pode ter o comprimento até o chão ou até o tornozelo.

Roupas justas ou soltinhas?

Usar um vestido de gestante justinho que delineia bem todas as suas curvas é absolutamente maravilhoso. Mas lembre-se: é justo, não apertado. Muitas mulheres, no entanto, se sentem desconfortáveis em utilizar roupas justas durante a gravidez e preferem roupas soltinhas. A roupa soltinha, além de delinear a barriga e tirar o foco de outras áreas dá fluidez e movimento à foto.

Cropped e Ciganinha

O cropped top é uma blusa cortada de maneira a deixar exposta a cintura, umbigo e abdômen. Ela pode tanto cobrir o ombro quanto deixá-los expostos, quando então é chamada de off the shoulder, conhecida no Brasil como ciganinha. O cropped fica muito lindo com uma saia, seja longa ou midi.  Também há a opção de utilizá-lo com pantalona, desde que haja harmonia entre as peças.

Brinque com transparências

Dá para usar roupas semitransparentes de forma delicada utilizando por baixo uma “segunda pele” ou roupas íntimas nude. Caso queira algo mais sensual é possível utilizar lingeries que combinem com a cor da roupa.

 Utilize roupas atemporais

Não há nada pior do que olhar suas fotos do ensaio depois de alguns anos e se ver vestida em roupas que eram adequadas somente naquela época. Aposte em roupas clássicas pois elas nunca sairão da moda. O maxi vestido, por exemplo, é usado desde a década de 60.

Escolha no máximo 3 looks

Veja com sua fotógrafa quantos looks poderá usar, nós trabalhamos com no máximo 3. A troca de roupas é muitas vezes demorada e em ensaios externos requer deslocamento ao carro (muitas vezes não tão perto), o trabalho de se trocar dentro do carro ou o tempo para montar e desmontar o trocador, como é o nosso caso. Todo esse processo tomará valioso tempo da sessão que poderia ser melhor aproveitando tirando fotos.

Da mesma forma não aconselho escolher apenas 1 look. Pode ser que a roupa suje, rasgue, molhe ou aconteça outro imprevisto que a force a trocar de roupa.

Prefira roupas lisas (cores sólidas)

Por mais que você possa gostar de usar roupas estampadas no seu dia a dia, as cores solidas ficam melhor na fotografia. Nela as estampas e padrões podem ter um realce exagerado e se destacar mais que você e sua barriga.

Dê importância à roupa dos outros participantes

É importante planejar também as roupas de quem irá participar do ensaio. O investimento em fotografia de qualidade não é barato, é necessário, portanto, se ater a todos os detalhes para que ele saia da maneira que sempre desejou.

Além de utilizar uma paleta de cores que não briguem entre si (veja no próximo tópico), o tipo de vestimenta que recomendamos aos outros participantes é o denominado traje esporte.

Para homens: calça de sarja, calça jeans, camisa polo, camisa de tecido, blazer, sapatênis ou sapatos casuais.

Para as mulheres (mãe, avó etc): vestidos leves, calças lisas, camisa ou blusas sem estampas, acessórios discretos, maquiagem leve e corretiva, sapatilha, sandálias ou rasteirinhas.

Saiba combinar as cores

É muito importante utilizar o círculo cromático para combinar as cores da sua roupa e dos outros participantes. Encontrei um guia muito bom que ajuda a entender melhor: https://www.wefashiontrends.com/como-combinar-cores-com-ajuda-do-circulo-cromatico/

Mas não se preocupe, sua fotógrafa poderá te ajudará com isso.

Círculo cromático. Disponível em https://color.adobe.com/pt/create/color-wheel/

A lingerie também é importante

No dia leve pelo menos um tomara que caia, um sutiã com alça e uma calcinha na cor da sua pele. Não use lingeries apertadas nem coloridas ou com estampas, a menos que queira que elas apareçam na foto. Não recomendamos também usar tops esportivos.

O que devo calçar?

Para as fotos leve uma sandália, sapatilha e/ou uma rasteirinha com tons neutros. Gostamos muito de fotografar a gestante descalça, o que confere um tom mais natural e leve à foto. Caso queira ousar e estiver bem-disposta, poderá também usar um salto. Em ensaios externos é muito importante levar um calçado confortável e seguro para realizar o deslocamento no terreno.

E os acessórios? 

Escolha acessórios que representam sua personalidade. Solicite à sua fotógrafa ajuda para harmonizá-los com os looks.

Ensaio Lifestyle – em casa

No ensaio lifestyle, realizado em casa, por ser algo mais íntimo e que procura retratar em parte um dia da sua vida no seu ambiente de forma mais natural, é possível utilizar roupas comuns do dia a dia. Apesar disso vista-se com roupas de bom gosto e preferivelmente com tons claros.

Mais alguma coisa?

Vista-se de alegria e autoestima. O ensaio é seu!

Não se esqueça de compartilhar e comentar abaixo o que achou!