Olá, seja bem vindo!

Nesse post você irá aprender a como fazer sua logo.

Esse é o primeiro post da série Fotógrafo Empreendedor, criada para ajudar os fotógrafos com diversos aspectos empresariais que não deveriam fazer parte de suas atividades cotidianas, o que, no entanto, faz parte da realidade da grande maioria, que, além de fotógrafo, também é empresário.

Cris Dias Fotografia – especialista em Ensaio de Gestante e Ensaio de Recém-Nascido em Goiânia/GO.

Autor: Pedro Braz – Ciência da Computação pela UNICAMP, Auditor Federal do Tribunal de Contas da União – TCU, responsável pela administração, marketing, design e tecnologias da Cris Dias Fotografia.

O QUE É LOGO

A logo da sua empresa é uma das peças-chave na criação da sua marca. É, além de uma representação visual do que é a sua empresa, um dos elementos responsáveis pela conexão com seus clientes e pelo qual você será lembrado.

Como a logo tem por finalidade representar você e seu trabalho, ela faz parte da sua identidade. Deve ela, dessa forma, ser única, representativa e com um design profissional.

Investir em uma boa logo o quanto antes é fundamental para ajudar a estabelecer sua marca e torná-la conhecida. Ademais, evita futuros gastos e trabalho adicionais quando decidir por realizar o investimento em uma logo profissional. Lembre-se que seu logo estará presente em seu site, cartão de visitas, marca d’agua das fotos, pendrive, caixas, embalagens, álbuns etc.

Nunca é cedo ou tarde demais para investir em uma logo, e a intenção desse artigo é ajudá-lo nisso.

Exemplos de logo no 99designs

DIRETRIZES PARA A CRIAÇÃO DA LOGO

Faça uma logo que possa ser sua

Tenha cuidado com plágio ou logos muito semelhantes a de outros, principalmente a de outros fotógrafos. Após criar sua logo você precisará registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (ensinarei como em um futuro post). Se a sua logo já existir, além de não conseguir registrá-la, você ainda poderá ser processado por plágio. Além disso, logo semelhante ao de outros fotógrafos causa confusão nos clientes.

Pense no seu público

Use sua logo para transmitir uma mensagem. Fotografia de casamento, por exemplo, combina com logos que transmitem glamour e sofisticação; já a fotografia de família combina com logos mais delicadas e que passam ternura.

Nossa logo, por exemplo, é uma mãe elefante e seu filhote, pois trabalhamos com Ensaio de Gestante e Ensaio de Recém-Nascido. O elefante foi escolhido para representar nossa empresa pelo fato de serem animais conhecidos pela ternura e superproteção de sua família. 

Use sua paleta de cores

Avalie suas fotos. Quais as cores mais presentes? Suas fotos são multicoloridas e vibrantes, ou possuem poucas cores e tons pastéis? Tente fazer com que sua logo transmita a identidade do seu trabalho. Evite, no entanto, a utilização de muitas cores, não passe de 3.

Evite clichês e tendências

Embora uma logo contendo uma câmera ou um diafragma comunique de maneira efetiva o serviço prestado pela sua empresa, ela não te ajudará a se diferenciar de outros prestadores do mesmo serviço, haja vista a enorme quantidade de logos que utilizam esses elementos.

Evite também tendências e modas, elas são passageiras, sua logo não.

Logo no estilo Assinatura funciona

Devido à natureza autoral e artística da fotografia, logos no estilo assinatura funcionam muito bem. Bons designers podem utilizar sua assinatura como base e transformá-la em uma linda logo. Caso a caligrafia não seja a melhor das suas virtudes e não queria utilizá-la como base, é possível a criação de assinaturas únicas e personalizadas. Só não utilize para esse fim fontes baixadas ou compradas sem que seja realizada qualquer personalização.

Peça feedback

Durante o processo de criação da sua logo, mostre as ideias e rascunhos para que outras pessoas possam dar opinião. Caso seja possível, uma boa estratégia é perguntar a opinião daqueles clientes que acabaram por se tornar amigos.  Além de gostar da logo é importante que seu público também goste.

Solicite proposta de um profissional, ou de vários

Ninguém melhor para te ajudar na criação da sua logo do que designers profissionais habituados nisso.

Ao decidir por investir em nossa logo, realizamos um breafing com diversos designers brasileiros que encontramos pelo Google.

Durante o processo o designer apresentava rascunhos com propostas e, em todas as vezes, a qualidade do trabalho, capacidade do designer e/ou a ideia não nos agradou. Também não agradou a muitos deles ter apresentado conceitos sem que no fim não fossem contratados, alguns chegaram a nos dizer que “trabalharam à toa”.

Insatisfeitos e desgastados com o processo, resolvemos utilizar o 99designs e pagar um pouco mais caro do que pretendíamos. E valeu muito à pena!

ONDE FAZER SUA LOGO

O 99designs é uma comunidade global de designers profissionais com uma plataforma que facilita a criação de projetos de design e o contato com os designers, bem como o pagamento.

Na criação da sua logo a plataforma te guia e colhe os dados relevantes para o seu projeto. Assim que o projeto é criado você começará a receber diversas propostas de logo feitas por designers ao redor do mundo. Lá, de forma fácil, recebemos 472 propostas de logo para avaliar e, ao final, escolhemos a proposta de uma designer mexicana “nível top” e trabalhamos juntos no aperfeiçoamento.

Tela do concurso que realizamos na 99designs para a criação da logo da Cris Dias Fotografia

QUANTO CUSTA FAZER UMA LOGO

O valor para fazer uma logo pelo 99designs não é dos mais baratos, além de ser cobrado em dólar. O investimento, no entanto, vale muito a pena pela facilidade de conexão com diversos designers do mundo inteiro e pela quantidade de propostas que você recebe. Além disso, caso você não fique satisfeito com resultado, eles devolvem o dinheiro sem perguntas e sem desaforos.

Veja a tabela abaixo com o preço dos concursos e o que cada categoria oferece:

Fonte: 99designs – Consulta realizada em 24/06/2019 (sujeito a variação de preço)

Quer fazer sua logo? Inicie um concurso lá e nos dê seu feedback: 99DESIGNS

Seja avisado quando houver um novo post da série Fotógrafo Empreendedor

Basta deixar seu nome e e-mail.

Observação: o post representa a opinião e experiência pessoal do autor. Se gostou compartilha e comenta! Estamos sempre abertos a sugestões, críticas e elogios!